Quem somos

Oguata Porã é a “bela caminhada”, a “caminhada perfeita” na perspectiva religiosa dos Avá-Guarani. O caminho sagrado a ser percorrido na conquista da Yvy Maraey (Terra Sem Males).

        Entendemos que uma das principais dificuldades para compreender a atual situação territorial indígena do Oeste do Paraná é o acesso a boas e confiáveis fontes. Já se disse que na guerra a primeira vítima é a informação. Neste caso, temos uma guerra travada entre as comunidades Avá-Guarani e amplos setores econômicos – estes que buscam a todo custo confinar os povos originários em pequenas áreas afirmando que “aqui nunca houve índio”.

        O Observatório Social das Terras Indígenas do Oeste do Paraná tem como objetivo disponibilizar informações confiáveis e científicas para que o grande público possa ter acesso a dados fidedignos e reais acerca da situação destas comunidades.

        Esperamos que este espaço nos permita compreender a grande caminhada destas comunidades em busca de suas terras tradicionais e possa colaborar no grande e necessário debate a respeito dos direitos do grande povo Guarani.


Paulo Humberto Porto Borges
Indigenista, historiador e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. pauloportoborges@gmail.com

Andréia Lysik Viega
Pedagoga e mestra em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Políticas Sociais. andreialysik@hotmail.com